sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Parabéns Fantasma, pelos seus 90 anos.


A 90 anos atrás, no dia 18 de setembro, nascia o “Batataes Foot Ball Club”, que logo nos primeiros anos dava mostras que poderia ser o clube à representar a cidade em um contexto regional e estadual, deixando para trás outras equipes mais velhas que já existiam na cidade.

O clube crescia a cada ano, e mais e mais pessoas se uniam ao clube, transformando a equipe em uma das mais importantes em toda Alta Mogiana.

Nos anos 30, um dos melhores momentos da equipe Vermelhinha, foi no final desta década que surgiu o apelido de “O Fantasma da Mogiana”. O chamado “Quadro de Ouro” do Batatais FC era quase imbatível nesta década, vencia, goleava e dava espetáculo por todo o estado, assustando os adversários, que o apelidou de Fantasma.

Deste “Quadro de Ouro” que em 92 jogos perdeu apenas 4,saiu Zeca Lopes, simbolizado por uma das três estrelas que até hoje o Batatais ostenta em seu maravilhoso escudo. Lopes foi vendido ao Corinthians, onde venceu inúmeros troféus chegando a Seleção Brasileira onde disputou a Copa do Mundo de 38 na França, mundial na qual o Brasil chegou pela primeira vez em uma semi-final, terminando em terceiro lugar.

Outro batataense que também é simbolizado por uma estrela no escudo fantasmino e Algisto Lorenzatto, o goleiro Batatais, que defendeu por vários anos o Fluminense do Rio de Janeiro sendo Tri-Campeão Carioca. Ele também defendeu o Brasil no mundial de 38, inclusive foi titular na semi-final juntamente com Zeca Lopes na derrota de 2 a 1 para à Itália.

Nos anos 40 o Batatais continuou com tudo, com o apoio financeiro do banqueiro Dr. Oswaldo Scatena o clube chegou ao Título do Interior em 45, vencendo na semi-final o Botafogo de Rib. Preto e na decisão a Ponte Preta. Em 1947, Oswaldo Scatena foi um dos principais mentores da criação da Lei de Acesso do futebol interiorano, juntamente com o ex-presidente da Ponte Preta Moysés Lucarelli e da diretoria do XV de Piracicaba.

Em uma reunião decisiva que aconteceu na Prefeitura de Batatais com a presença do então presidente da FPF Roberto Gomes Pedrosa e de Paulo Machado de Carvalho, foi criada a era profissional do futebol paulista.

Em fevereiro de 50, talvez a maior decepção da história vermelhinha, na partida final do campeonato paulista de 1949 jogada na Rua Javari, campo do Juventus, o Batatais perdeu por 2 a 1 para o Guarani em uma partida muita confusa e não acendeu a divisão de elite do futebol paulista.

No ano de 1954 era inaugurado o estádio Dr. Oswaldo Scatena, levando o nome de seu idealizador e maior investidor, o Scatenão para a época, era um melhores e mais modernos em toda região. O estádio seria aumentado e finalizado nos anos 60/70 pelo presidente Cássio Alberto Lima e diretoria.

No início da década de 60 surgia no Batatais FC um zagueiro de nome José Guilherme, começou e logo de cara despertou interesse além de terras batataenses, logo se transferiu ao Botafogo de Rib Preto e posteriormente ao Palmeiras, chegando assim a Seleção Brasileira para disputar e ser Tri-Campeão Mundial no México com a trupe de Pelé.

Baldochi é a terceira estrela do escudo do Fantasma da Mogiana.

Nos anos 60, 70 e 80 o Fantasma teve grandes equipes, que sempre honraram a camiseta vermelhinha, com jogadores inesquecíveis para toda torcida.

Nos anos 90 momentos de dificuldade, com a falta de apoio e incentivo da coletividade o clube por pouco não desapareceu.

Com a vinda do novo milênio, novos ares chegaram à Rua Gustavo Simioni, dívidas começaram a ser pagas, a torcida voltou aos poucos ao estádio, apoio da coletividade e de pessoas imbuídas no futuro do clube fizeram com que o clube hoje disputasse uma divisão que condiz mais com a nossa história, estruturando o clube dando a possibilidade para futuros investimentos e crescimentos que ainda virão.

Após 90 anos, o Batatais Futebol Clube está ai, sem nunca ter fechado as portas, representando nossa cidade em todo Brasil, enchendo de alegrias e esperanças toda a apaixonada e fanática torcida vermelhinha, e com certeza representando com muita dignidade e respeito todos aqueles que passaram pelo clube nestes 90 anos, sendo eles como jogadores, torcedores, presidentes, funcionários.... que amaram e amam o nosso Batatais Futebol Clube.

Sendo assim, para todos aqueles que se sentem Fantasminos, Parabéns!!!

E que o clube se perpetue no cenário futebolístico nacional.

5 comentários:

  1. PARABENS A INSTITUICAO BATATAIS F.C

    MAS APROVEITO ESSA OPORTUNIDADE A FAZER ALGUNS QUESTIONAMENTOS

    QUE TIME FOI ESSE QUE DISPUTOU ESSA COPA, OS MENINOS ATE QUE SE ESFORCOU PELO SALARIO QUE GANHA, UMA MEDIA DE 400,00 QUATROCENTOS REAIS, E ALGUNS NEM ISSO GANHAVA, SER ELIMINADO NA PNULTIMA FASE ATE QUE FOI LONGE. PARABENS AOS MENINOS, E UM SR UUUUUUU PARA O ATUAL PRESIDENTE E A DIRETORIA.

    AGORA E´ ESPERAR´PRA VER O QUE A DIRTORIA VAI FAZER PRO ANO QUE VEM... NAO CAIR NAO EH NENHUMA FACANHA,,,

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se o jogador Erik"Kika"fechou contrato com o Batatais!

    ResponderExcluir
  3. tenho um jogador atacante com faro de gol preciso de uma oportunindade com ele
    nasc. em 1988
    disciplinado muito repeitoso qualquer coisa entra em contato com jeska_doida@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. venho acompanhando o escelente trabalho que nossos dirigentes vem fazendo nos times de base do nosso querido batatais.
    nosso sub-15 na prieira rodada do paulista segue invicto em prieiro lugar na chave, e nosso sub-17 com treis vitorias e dois empates tambem é lider de chave.
    e olha que enfrentamos times fortes, ferroviaria, botafogo, alo brasil, sertaozinho.
    nosso sub-20 estreia no campionato neste proximo sabado, joga contra o sertaozinho no dia 14/5/2011, e pelo que sei o sub-20 vem treinando muito forte, e o mais importante a base deste time é da casa.
    quem sabe temos os próximos profissionais para o campionato paulista do ano que vem com esta molecada.
    pq nao? torcedores do fantasma venham para o estadio prestigiar estes garotos e vejam neste sabado com seus proprios olhares.

    ResponderExcluir
  5. o comentario acima, caso queiram fazer comentario é meu. sou torcedor do batatais, moro na cidade, e meu nome é gasparzinho, e porque nao? Participem.

    ResponderExcluir