quinta-feira, 25 de março de 2010

Papo de Bola! O que fazer, quem vai investir?

Na temporada passada, 13º lugar na A3, e por 11 rodadas dentro da zona de rebaixamento, na Copa Paulista terminamos em 7º num grupo com 8 clubes, com apenas 4 vitórias em 14 jogos. Já este ano, o time esta ai, em casa é mais ou menos e fora de casa é difícil saber se vamos perder de 4, 5 ou 6. E se conseguir a permanência na A3, será já motivo para uma boa visita de agradecimento em Aparecida do Norte.

Uma vergonha sem tamanho que o clube vem passando. Os jogadores que hoje defendem o time, daqui a um mês vão embora, porém o clube, diretoria e torcida continua eternamente e carregarão as vergonhas desta temporada por muitos anos. O time é motivo de chacota e brincadeiras na mídia em geral.

A discussão que devemos fazer é se realmente compensa continuar a tocar futebol desta maneira, disputar para não ser rebaixado e quando perdemos de pouco já ficamos menos tristes.

Futebol é dinheiro, sem grana não se faz nada. A folha de pagamento do clube deve ser a menor de todo o campeonato, 39 mil reais.

Difícil com esta folha ter um elenco de qualidade, pois qualidade custa, infra-estrutura custa, viagens custam, manter o estádio custa, etc. Tudo custa, não tendo dinheiro, se faz tudo nas coxas.

Muitos dizem que a diretoria é fraca, pode até ser, mas não existe mais, em quase nenhum clube, aquelas diretorias como nos anos 60, 70 e 80, onde pessoas de dinheiro estavam dispostas a ajudar e colocarem dinheiro próprio.

Hoje, em todos os lugares são alguns que ainda enfrentam as dificuldades de se administrar um time de futebol.

Coloquemos que entre um novo presidente, talvez que tenha mais credibilidade, amizades e força que o Lobanco, talvez este passará a arrecadar 30 mil reais, se hoje esta diretoria arrecada 20 mil, poderá vender uns 100 passaportes a mais do que os cerca de 200 que vendeu esta diretoria. Quer dizer, estes 10, 15 ou 20 mil que um outro presidente possa arrecadar a mais, também não é o suficiente para tocar o clube.

A maior questão na minha opinião é: Quem vai investir realmente? Quem colocará dinheiro no clube? Exemplos: a Bertin e a Microlins que tocam o Linense, o Dr. Lacerda que coloca 80 mil mensais no Comercial, o Rayel, filho de marqueteiro político, que investe no Lemense, Toninho Sagegnago e Zezinho Gimenes que levaram o Sertãozinho a Série A1, a família Arroyo, que comanda tanto a cidade quanto o Atlético Monte Azul.

Enfim, dinheiro mesmo, não ajuda, em tom de dó, de 200 ou 500 reais que oferecem as empresas locais, que diga-se de passagem não tem a obrigação de ajudarem, porém, também não tem o direito de cobrarem, assim como torcedores que nem compraram os passaportes e agora cobram pelas esquinas.

Quem não ajuda não tem direito de criticar! Se a diretoria não conseguir realmente um investidor, um empresário ou alguém que queira investir no clube, todos anos será a mesma coisa, time para não ser rebaixado, viajando e ficando por horas nas praças das cidades antes de irem para o jogo, e principalmente com jogadores mediados para fracos, pois sem dinheiro, não tem como contratar, por exemplo, o Nhanhá, Baiano, Matheus ou mesmo um treinador como o Ricardo Moraes ou mesmo o André Oliveira.

Temos que acreditar, o clube vem pagando as dívidas do passado, que não são muitas e com sorte e empenho pode ser que apareça na Rua Gustavo Simioni, alguém para colocar o Fantasma da Mogiana num estágio superior ao que se encontra momentaneamente.

Rogério Moroti

3 comentários:

  1. Rogério Moroti,

    Nasci em Batatais e moro em Araraquara há 11 anos. Acompanho o Batatais desde que eu nasci. Vou ao jogos sempre quando posso. Nunca senti e nunca sentirei vergonha do BFC, como vc coloca nas entrelinhas das suas palavras. O problema da cidade de Batatais, é que muitos torcem contra e não ajudam em nada. A Ferroviária estava abaixo de nós quando vencemos o Red Bull, mas aqui há o apoio de praticamente todos, com a força da torcida, se reergueram. Não idealize terminar com o futebol em Batatais. Sou um apaixonado pelo BFC assim como minha família e se um dia for possível ajudarei esse time maravilhoso: BATATAIS FUTEBOL CLUBE.

    Um grande abraço e por favor continue publicando as notícias do Fantasma. É sempre um prazer acessar o blog.

    ResponderExcluir
  2. Então, obrigado pela postagem, quando coloco vergonha, e pelas goleadas e para ver se os caras tomam vergonha na cara.

    Cogitar em terminar o futebol é outra coisa para chaqualhar um pouco todos aqueles que amam o Fantasma da Mogiana, e chamar a todos a uma discussão mais ampla...

    Continue nos visitando...

    Rogério Moroti

    ResponderExcluir
  3. Acabar? Nao seria melhor saida, pq nao procurar um time para virar uma especie de filial, como fez o CFZ e o FLAMENGO, ou CORINTHIAS E NACIONAL FC.
    Creio ter lido neste blog que o Batatais estava com parceria do inter de porto alegre ate emprestou um talento, que fim deu a "" PARCERIA""

    Diretoria convoque uma reuniao, convide empresarios da bola,investidores,clubes etc...

    Tem uma musica....que comeca assim...

    VEM VAMOS EMBORA QUE ESPERAR NAO EH SABER, QUEM SABE FAZ A HORA NAO ESPERA ACONTECER.....


    Bv

    ResponderExcluir