sábado, 6 de março de 2010

21 ou 31? As contas para não cair ou ficar no G8


E com praticamente metade da Série A3 já disputada, inevitavelmente se começa a fazer contas para saber o que falta, tanto para se safar do rebaixamento e para estar entre os oito primeiros que passarão a fase final.
Para Não Cair!
Quanto ao rebaixamento, nos últimos três anos, quem marcou 20 pontos escapou da degola.

Em 2007, o 17º colocado, último a ser rebaixado, foi o ECO Osasco que somou 16 pontos, neste ano a Santacruzense que somou 18 pontos, ficou em 16ª posição permanecendo na Série A3.
No ano de 2008, o Taubaté com 17 pontos ficou em 17º lugar, sendo o último a cair, enquanto o Força que fez 21 pontos, continuou na A3.
No ano passado, o último time a cair foi o Oeste Paulista, que somou 19 pontos, enquanto isso o Força que fez 24 pontos, pelo segundo ano seguido se safou por pouco.
Pelo nivelamento da Série A3 deste ano, o clube que somar 21 pontos não deve mais correr risco de rebaixamento, para o Fantasma que soma 12 pontos, faltam 8 em 10 rodadas para que o clube continue na terceira divisão.
Para ficar no G8!
Já na parte de cima da tabela, estima-se que para estar entre os 8 clubes que passarão a fase final da competição, sejam necessários 31 pontos.
Com 12 pontos até o momento, o Fantasma da Mogiana deverá conseguir mais 19 pontos para garantir uma vaga no G8.
Para se ter idéia, em 2007 o 8º colocado a garantir vaga na segunda fase foi o Olímpia que somou 32 pontos, porém em 2007 o campeonato foi um pouco atípico com equipes que terminaram até com pontuação negativa, o que elevou a média para a classificação.
Em 2008, com um campeonato muito nivelado, o Oeste Paulista conseguiu a sua classificação entre os 8 primeiros com apenas 27 pontos, o número mais baixo de um 8º lugar nos últimos anos.
Já no ano passado, o número voltou a subir, o Oswaldo Cruz com 31 pontos foi o último a se classificar para a fase final, e depois este mesmo clube conseguiria o acesso para a Série A2.
Assim, quem fizer 31 pontos deve se garantir na fase final da Série A3.
Rogério Moroti

Nenhum comentário:

Postar um comentário