sábado, 6 de março de 2010

Imersão vem sendo usada na recuperação dos atletas

O Departamento Médico do Batatais FC, vem realizando a imersão no gelo com os atletas que participam dos jogos.

A intenção e para que haja uma melhor e mais rápida recuperação dos atletas e também para prevenir alguns tipos de lesões.
"Esta é uma ótima técnica para recuperação muscular e prevenção de dores, através do efeito causado pelo gelo”, disse o fisioterapeuta Diego Brugneroto.
A primeira modalidade a usar a técnica de banho de gelo ou imersão, foi o atletismo e atualmente é usada em outros esportes. A seleção brasileira feminina de futebol usa a técnica de imersão no gelo todos os dias após os treinos e jogos.
"Utilizamos sempre esta técnica assim que termina as partidas do Batatais, em um tempo de cinco minutos”, concluiu Brugneroto.
Benefícios

O uso da crioterapia (que pode ser através de banho de gelo) produz anestesia, analgesia, diminui espasmo muscular, incrementa o relaxamento, permite mobilização precoce, incrementa o limite de movimentos, quebra o ciclo dor-espasmo-dor e diminui o metabolismo. A temperatura da água utilizada na imersão varia de -1 grau a cinco graus.

A crioterapia é uma das técnicas mais utilizadas pelos fisioterapeutas, principalmente no esporte, onde ela passa a ser a técnica prioritária em qualquer tipo de lesão.

Além de ser uma técnica de baixo custo e, teoricamente de fácil manuseio, os profissionais da área da saúde a escolhem para diversos fins, tais como: reduzir edema, dor, inflamação, etc.

É muito importante levar em conta que quando aplicada a imersão nos pés, nas pontas dos dedos é possível que haja uma isquemia (falta de oxigênio) e que você não sinta a ponta dos seus dedos, além de diminuir também, a circulação de sangue local. Isso porque temos poucas terminações nervosas nessas partes do corpo. Por isso uma saída para o problema é colocar uma luva cirúrgica na ponta dos dedos.

Sabendo que as lesões no futebol estão baseadas em fatores intrínsecos (idade, lesões prévias, instabilidade articular, preparação física e habilidade) e fatores extrínsecos (sobrecargas de exercícios, o número excessivo de jogos, a qualidade dos campos, faltas excessivas e jogadas violentas), acredita-se então no trabalho de prevenção realizado fisioterapeutas Diego Brugneroto, Ramon Gustavo de Oliveira e o preparador físico Adriano Tomazine.

Rogério Moroti

Um comentário:

  1. Gostaría de saber por quanto rempo o atleta fica dentro do banho de imersão? ..

    ResponderExcluir