sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Dois pesos, duas medidas. Eitá FPF!

Na última quarta-feira (30), o Batatais foi obrigado a enfrentar o Votuporanguense, pela Série A3 do Paulista, com os portões do estádio Oswaldo Scatena fechados, já que o clube não conseguiu renovar o Laudo de Prevenção e Combate a Incêndios, segundo informa o próprio site da FPF (Federação Paulista de Futebol). Outros estádios neste início de Campeonatos Paulista também tiveram partidas com portões fechados por falta de renovação de laudos e alvarás.
Nesta quinta-feira (31), o Botafogo enfrentou o Atlético de Sorocaba no estádio Walter Ribeiro, o CIC, em Sorocaba, pelo Paulistão. No entanto, antes da partida, presenciei e escutei de “canto” de ouvido o delegado da partida, representante oficial da FPF, discutindo com oficiais do Corpo de Bombeiros de Sorocaba [foto] e com outras pessoas, que deveriam ser representantes do Atlético, que o Laudo de Prevenção e Combate a Incêndios do estádio Municipal de Sorocaba estava vencido.

Hoje, com calma, fui buscar informações e o próprio site da FPF, em sua página Laudos Técnicos de Estádios, confirma que o Laudo de Prevenção e Combate a Incêndios do CIC está realmente vencido.

Ora, pois! Qual é a diferença entre a partida de Batatais e Sorocaba, já que os dois estádios estão com os laudos vencidos? Por que o Scatenão teve portões fechados e o CIC a presença de público?

A Federação Paulista de Futebol, infelizmente, faz vistas grossas para muitas coisas. Para se disputar a Série A2, por exemplo, os estádios precisam ter capacidade de, no mínimo, 15 mil pessoas.

Se você entrar no site da FPF e conferir os laudos oficiais, emitidos por Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, verá que, por exemplo, os dois estádios da cidade de Rio Claro, com dois clubes na Série A2, não possuem, nem de longe, a capacidade exigida pela FPF.

O estádio Benito Agnelo Castellano, onde joga o Velo Clube, tem capacidade para apenas 8.136 pessoas, além de estar com o Laudo de Engenharia vencido desde o dia 4/7/2012.

Já o estádio Municipal Augusto Schimitd Filho, onde o Rio Claro manda suas partidas, tem capacidade para receber 6.284 torcedores.

Não são apenas os estádios de Rio Claro que não se enquadram. Em São Carlos, o estádio Professor Luis Augusto de Oliveira, o Luizão, que recebe as partidas do São Carlos, também na Série A2, suporta 10 mil torcedores, segundo novamente o próprio site da FPF.

Em dezembro passado, a FPF exigiu do Capivariano, que conquistou em campo o acesso para a Série A2, que aumentasse a capacidade do estádio Carlos Colnaghi para 15 mil pessoas, com a ameaça de ser retirado da competição, caso seu estádio não atendesse as exigências da FPF, que serve para alguns, mas não para outros.

Rogério Moroti

Nenhum comentário:

Postar um comentário