domingo, 2 de maio de 2010

Fantasma teve 29 atletas com lesões na A3

A ABADEF - Associação Batataense dos Deficientes Físicos - parceira do Batatais FC, divulgou, na última semana, a relação completa do número de lesões e tipos de contusões que sofreram os jogadores do Fantasma durante o Paulista da Série A3.
Segundo os dados enviados pelos fisioterapeutas, Ramon Gustavo de Oliveira e Diego Brugneroto, 29 atletas, quase que todo o elenco fantasmino, passaram pela clínica da entidade, no setor de fisioterapia, totalizando 68 tipos diferentes de lesões.

Por segmento anatômico, o maior índice de lesões foi na coxa com dezenove lesões, seguido de tornozelo com quatorze, joelho e perna ambos com onze, costas com quatro, púbis com três, pé com duas, cabeça, ombro, punho e quadril com uma lesão.

Foi observado que as lesões contusão, (trauma direto), tiveram vinte e cinco ocorrências, contratura com quinze, entorses com oito e estiramento com sete ocorreram com maior freqüência, já que o futebol é um esporte que exige muito da condição física do atleta e há um alto índice de contato físico.

O tempo de recuperação dos atletas foi de 0 a 5 dias em 67% dos casos, em 14% o afastamento ficou entre 6 e 10 dias, de 11 a 15 dias foi o tempo que 13% dos contundidos ficaram afastados e acima de 16 dias, de afastamento, somou 6% do total dos casos.

O caso mais grave de contusão, durante toda a temporada, foi a do meia Ricardo, que sofreu uma fissura no pé direito na partida de estréia, frente a Itapirense no dia 31/01 em Sertãozinho, e só voltou aos treinamentos na metade do mês de março, ficando de fora mais de 45 dias.

Diego Brugneroto, que acompanhou de perto o elenco fantasmino, em treinos e jogos expõe a importância do acompanhamento diário e disse: “O nosso trabalho promove uma diminuição no tempo de afastamento dos atletas, reduzindo em determinadas lesões até 50% do período de reabilitação”. Os casos mais graves eram imediatamente emcaminhados para a clínica da ABADEF para que o outro fisioterapeuta, Ramon Gustavo de Oliveira, começasse a trabalhar a recuperação dos jogadores.

Rogério Moroti

Nenhum comentário:

Postar um comentário