quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Papo de Bola!


Ouço muitos dizerem temer a Série A-3 e as equipes que o Fantasma enfrentará no próximo ano. Devemos respeitar, temer nunca.

Será sim, uma competição onde 75% das equipes são hiper tradicionais do interior paulista, porém, hoje em dia as equipes são divididas entre aquelas com poucos e muitos problemas e entre aquelas que tem poucas e muitas dívidas.

No ano que vem, teremos Comercial, Ferroviária, Francana, Juventus, XV de Piracicaba, Portuguesa Santista, XV de Jaú, etc., entre outros, que num passado não tão distante assim, eram equipes que constantemente disputavam a Série A do futebol Paulista.

Porém, são clubes que hoje em dia somam dívidas astronômicas e até certo ponto impagáveis, o XV de Piracicaba, por exemplo, tem uma dívida de mais de seis milhões de reais, a Francana que tem dívidas imensas, nos últimos dias vem sendo cobrada por ex-jogadores que acusam a Veterana de ainda não ter pagado os salários da última série A-3 e da Copa Paulista.

O Fantasma tem sim que montar uma equipe forte e competitiva, porém, não devemos ficar com medo do nome ou do passado dos times.

Neste ano pela série A-3, todos apontavam XV de Piracicaba, Francana, XV de Jaú e Inter de Limeira como os prováveis clubes que iriam subir, mas, o que vimos no final da competição foram equipes novas de fundação e de pouca expressão ascenderem à Série A-2.

Já a Inter de Limeira, campeã paulista de 1986, foi merecidamente rebaixada dentro de campo para a quarta divisão, juntamente com o Nacional de São Paulo que também é um dos mais tradicionais do interior.

Acredito que devemos tomar mais cuidado com as equipes que estão chegando da quarta divisão. Ainda não foram definidos os quatro clubes que subirão para a Série A-3 em 2010, mas, Desportivo Brasil, de propriedade da Traffic, Red Bull, Santacruzense, Lemense, Paulínia, Palestra, etc, sejam elas qual for que chegarão a série A-3, serão ossos duros de serem ruídos, são clubes que chegam sem dívidas e algumas delas com muito dinheiro injetado por grupos internacionais como o Red Bull ou o dinheiro dos empresários do futebol no caso da Traffic.

Se relembrarmos as equipes que subiram este ano, temos, Grêmio Osasco fundado em 2008, Oswaldo Cruz em 2004, Votoraty em 2005 e Pão de Açúcar que foi fundado em 85, mas, entrou no futebol somente em 2007.

Estes clubes deixaram para trás todas aquelas equipes tradicionais e famosas que já citei antes e sem medo conseguiram o acesso, eles respeitaram os tradicionais, mas, em momento nenhum, temeram este ou aquele porque um dia já foram clubes de primeira divisão ou mesmo já foram campeões paulistas da máxima categoria como no caso da Inter de Limeira.

O Batatais tem alguns problemas para serem resolvidos e algumas pequenas dívidas para serem pagas, mas nada comparável aos problemas de mais da metade dos clubes que enfrentará no ano que vem.

Montando uma equipe competitiva, que não quer dizer cara, dando estrutura e condições aos profissionais que serão contratados, temos totais chances de fazer um campeonato como protagonistas e não como coadjuvantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário