sábado, 21 de fevereiro de 2009

Fotos Historicas
































































































A equipe de 1974 ficou maracada como uma das melhores equipes vermelhinhas.





Campeonato Paulista da 3° Divisao 1991, o BFC terminou em 4° lugar com o Sao Caetano sendo campeoa, Velo Clube em 2° e Oeste de Itapolis em 3°.
O time base do técnico Domingos Barone nas ultimas fases era; Libaia; Ganço, Jorge Lima, Orlando Fuscao e Jerry; Garcia, Donizete Chapeco, Carlos Alberto e Zé Carlos; Agnaldo e Silas.
________________________________________________________________

ITAMAR, defendeu o Batatais nos anos 40, além deter jogado na Ferroviária, Botafogo, Inter de Bebedouro entre outros. ______________________________________________________________


SUDACO, volante armador que defendeu o Batatais nos anos 60, foi elogiado por Pelé como o jogador que melhor batia na bola.


Defendeu por muitos anos o São Paulo FC e depois veio pro Fantasma da Mogiana, defendendo o vermelhinho em anos de glórias. _________________________________________________________


Veteranos do Batatais FC em 1964______________________________________________________________

Batatais FC em 1953


__________________________________________________________

Grande quarteto do Batataes Foot Ball Club dos anos 30, 4 dos melhores jogadores que já passaram eplo fantasma, estes jogadores jogaram no famoso "Quadro de Ouro", que nos anos 30 não encontrava adversários pelo interior paulista.


Coelho, dizem que era um meia-avante excepcional e que só não foi mais famoso porque jogou em anos onde o futebol do interior tinha pouco alcance.


Zeca Lopes ou somente Lopes, nascido em Batatais, foi contratado pelo Corinthians em 36, foi o primeiro jogador da História a ser convocado para uma Copa do Mundo.


Nenê, grande lateral do fantasma.


Juca Pato, extraordinário Ponta-direita, veio do Uberaba onde é considerado um dos maiores jogadores da equipe mineira de todos os tempos.


_____________________________________________________________

BATATAIS FC VIAJAVA DE AVIÃO NOS ANOS 40


Uma novidade que marcou muito o ano de 1947, quando da disputa do 1º Campeonato Profissional do Interior, conhecido como Segunda Divisão, foi a viagem de avião feita pelo time do Batatais até a cidade de Taubaté. Uma novidade porque, até prova em contrário, foi a primeira viagem de avião de uma equipe do Interior. A viagem foi em um Douglas DC-3, da Vasp, e só foi possível graças ao esforço do senhor Gabriel Jaffet, homem muito entusiasmado pelas causas do Batatais.
A esse respeito, publicava o jornal “O Diário de São Paulo”, no dia 26 de junho, uma quinta-feira: “A diretoria do Batatais F. C. está tomando todas as providências para que o quadro possa sair-se airosamente do duríssimo embate que travará contra o Taubaté. Um prêmio extra já está prometido e todas as atenções têm se voltado para o preparo técnico do quadro. Também sobre a condução para Taubaté, foram tomadas todas as providências. Os craques seguirão via aérea, o que os livrará de uma viagem cansativa e enervante nos intoleráveis trens da Central. Para tanto, já está reservado para o grêmio de Conrado Ross um avião especial. Será um choque de dois invictos. O Batatais tem a defesa menos vazada, enquanto que o Taubaté tem o melhor ataque do campeonato, até agora (...)”
A partida entre Taubaté e Batatais aconteceu no dia 29 de junho de 1947. Dois dias depois, a imprensa publicava a respeito do jogo: “O Taubaté começou melhor, fez um gol e teve outras oportunidades para ampliar sua vantagem. O Batatais, porém, não se deixou abater quando estava atrás no marcador, cresceu muito de produção no segundo tempo, e chegou a vitória por 3 a 1. Os três gols batataenses foram de Dema. O gol do Taubaté foi de Hugo”.
_______________________________________________________________
ZECA LOPES, já no Corinthians, Lopes se destacou muito sendo Campeão Paulista. _______________________________________________________________
Outra foto de Lopes nos tempos de Corinthians. Na capital era conhecido com "O Tanque", pois quando pegava a bola na ponta-direita ninguem conseguia pará-lo.
_____________________________________________________________

FOTO DA FINAL DA SEGUNDO DE 49.
Jogo mais importante da história vermelhinha, o jogo que ficou marcado como o maior roubo do futebol nacional dos anos 50, dito pelo ex-presidente do Juventus da Mooca que sedeu o campo na Rua Javari para o confronto desempate que colocou o Guarany de Campinas pela primeira vez na 1ª divisão do Futebol Paulista.
O árbitro ingles, Mister Paul Sanderland que esteva no Brasil para apitar a Copa de 50 foi quem apitou o jogo, dizem que a mala de grana do Guarany era tão grande que depois deste jogo, o inglês nunca mais foi visto no País.


_____________________________________________________________

Foto do Batatais anos 60.
______________________________________________________________

BATATAIS 1946 - Mas, o Batatais ousou mesmo foi na década de 40. Quando em novembro de 1945, conquistou o título de Campeão Paulista do Interior, após derrotar a equipe da AA Ponte Preta, o Batatais, já conhecido como o “Fantasma da Mogiana”, ganhou o direito de disputar a preliminar da partida entre a Seleção Brasileira e a Argentina, pela Copa Roca, no Pacaembú. O confronto foi contra a SE Palmeiras. ____________________________________________________________
BATATAIS 1959

Julião, Camilo, Bolão, Veríssimo, Adilson e Adauto. Agachados: Moscatel, Pádua, Ponce, Lizotte e Agenor (ex-São Paulo)
_____________________________________________________________

BATATAIS 1959
Barella, Geraldo, Veríssimo, Adílson, Julião e Esnel. Agachados: Moscatel, Zé Mauro, Ponce, Lizotte, Pádua e Massagista.


____________________________________________________________

MOSCATEL NO SCATENÃO EM 1960.


___________________________________________________________

FANTASMA CAMPEÃO DO GRUPO DA SEGUNDONA EM 1959.

Jogo da entrega das faixas onde o Batatais venceuo Uberaba por 3 a 1 em 59.


____________________________________________________________


Em 27 de setembro de 59, o Batatais goleou o Catanduva por 4 a 0, Moscatel após marcar um dos tentos vermelhinhos, corre para pegar a bola no fundo das redes. O 9 enrolado nas redes e o atacante Ponce e chegando para comemorar, Pádua.



____________________________________________________________

Moscatel e Ponce recebem as faixas dos jogadores do Uberaba.


_____________________________________________________________

BATATAIS 1960

Cotia (ex-XV de Jaú), Esnel (ex-São Paulo), Ribamar, Elias (ex-Vasco da Gama), Camilo e Barrela. Agachados: Massagista Ivo, Moscatel, Silva (ex-São Paulo e Flamengo), Amorim (ex-Palmeiras), Maneca (ex-Comercial) e Mangaratiba (ex-Botafogo do Rio, deixou a vaga de titular com a chegada de Garrincha.



____________________________________________________________

CLÁSSICO DO INTERIOR


03 de janeiro de 60 0 Batatais FC venceu o São Bento de Marília por 2 a 1 com gols de Moscatel e Ponce, o Fantasma ainda contava com Agenor ex-São Paulo, Sudaco ex-São Paulo, Pádua, Lizotte entre outros.



19 comentários:

  1. cade o time campeao sub-20 2004

    ResponderExcluir
  2. REALMENTE......ESTÁ FALTANDO O PÔSTER DOS CAMPEÕES INVICTOS DE 2004...QUE ENTRARAM PRA HISTÓRIA DO CLUBE E QUE TAMBÉM ESTÃO OFICIALMENTE REGISTRADOS COMO CAMPEÕES NA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL!!!
    PARABÉNS PELO SITE!!!

    ResponderExcluir
  3. QUERO VER A FOTO DO FANSTAMA DOS ANO 80 E 90 COM ELI , DONIZETE , ELEIAS CIRIBELI, ANDRE MANSUR, MANGUINHA CASTRO, LIBAIA, BOSQUIM SIMONAL E OUTROS POR FAVOR COLOCAS ELAS PRA GENTE SALVAR AQUI E GUARDAR COMO RECORDAÇÕES PARA MOSTRAR PARA OS NOSSOS NETOS AO LONGO DOS SNOAS, FICAREI NO AGUARDO , PARABENS PELA DEDICAÇÃO, VALEU MESMO

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente eu não tenho mais fotos, todas que consegui estão aki, preciso ver comalguns ex-jogadores para fazer umas cópias e publica-las aqui, sei que tem muita gente que como nós gostam realmente do Fantasma e de sua história.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo seu trabalho, isto mantém a memória do nosso querido " Fantasma " viva, sugestão: aumente o acervo de fotos, muitos ex-atletas do BFC tem material, ficaríamos muito grato se tivesse mais fotos prá gente matar um pouco a saudade dos bons tempos de futebol de verdade, com todo respeito pelo futebol de hj, mas que saudade !!! abraço.

    ResponderExcluir
  6. no clube tem as fotos dos campeoes invictos de 2004 sub 20 e so pegar la e uma desconsideraçao com aqueles garotos fico aguardando ,parabens

    ResponderExcluir
  7. o meu jovem coloquem fotos do glorioso fantasma entre os anos de 80 a 85 epoca em que a torcida enchia o estadio, que saudades do andre ,ceribelli, manguinha , joel ,finado miltinho entre outros quebra essa vai

    ResponderExcluir
  8. Olha a consideração que eles têm por uma figura que não apareceu em nenhuma foto. O Sr. João Alves Carneiro famoso "Velho do Rio".. Onde ele anda nessas fotos, ele que fez tanto pelo Batatais Futebol Clube. Não é que eu tô falando mais ele merece.
    Um Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  9. ola amigos eu gostaria que vcs colocasem fotos do batatais dos anos de 83 a 90 foi aepoca que eu morei ai na entiga febem eu lembro de alguns jogadorea como donizeti albetinho alexandre zagueiro que jogo na portugueza mangunha simonal timbeti melo deraldo e outros que ñ lembro ok meu nome e marcelo bonifacio de souza joguei no time do centro de lazer ai da cidade por muito tempo um abraso atodos ai

    ResponderExcluir
  10. Poderias colocar op nome dos jogadores em todas as fotos, principalmente nas mais antigas. Tive um tio que jogou nos anos 50 a 60 não lembro direito, mas pelo nome poderia localiza-lo. Tem uns bem parecidos mas não tenho certeza. Abraço...

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!!

    Meu avô jogou entre as décadas de 50 e 60, Adelino Sebastião Lopes, gostaria de saber se existem fotos desse tempo.

    ResponderExcluir
  12. A foto do time de 91 não tem o goleiro Libaia. gostaria de ver uma com os todos os jogadores titulares principalmente ele.Gente boa esse rapaz.

    ResponderExcluir
  13. gostaria de ver postado a foto dos garotos vice campeoes dos jogos regionais realizados em batatais accho que no ano de 1997 ou 1998

    ResponderExcluir
  14. Por favor, gostaria que colocassem fotos do final dos anos de 70 e inicio de 80. Entre 77 e 81. É porque meu pai jogava, e gostaria de ve-lo em fotos. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Morei em Batatais nos anos 90 e 91 e adorei a cidade. Pena nao ter assistido nenhum jogo do Batatais

    ResponderExcluir
  16. belo de um blog postando o passado do fantasma,sou de Ribeirão e botafoguense,queria que vc postasse fotos dos jogadores do batatais dos anos setenta tipo:bertinho,simoes,alexandre pimenta,carivan,helias goleiroe tambem tinha um ponta direita que se chamava Rosemir.se postar agradeço...abraços.

    ResponderExcluir
  17. Ola,meu no é Alvaro Crespo.Fui treinador do Batatais por 2 vezes,gostaria e muito que vocês colocassem fotos da época em que eu estive por ai treinando este grande e saudoso time.Gostaria de saber o por que me esqueceram.Qual o motivo,aguardo resposta.Um forte abraço a torcida e a toda diretoria.ESTOU A DISPOSIÇÂO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Alvaro Crespo, não o esquecemos não, apenas não temos fotos deste período, infelizmente. Luiz Fernando Paião, zagueiro quando o senhor foi treinador, hoje preparador-físico do Botafogo, sempre que me encontra lembra de sua passagem. Venha nos fazer uma visita. Obrigado

      Excluir