segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Site da Federação Paulista traz matéria sobre Baldocchi

Lembra dele?
Estrela do Batatais, Baldochi lembra bons momentos da carreira

25.10.2010 Fabrício Cortinove Pelachine,
Especial para o site da FPF

José Guilherme Baldochi, agora comerciante de 64 anos, ficou conhecido nas décadas de 1960 e 1970, quando jogou nos rivais Palmeiras e Corinthians. Conhecido apenas pelo sobrenome, Baldochi, o ex-defensor, que nasceu na cidade de Batatais, onde iniciou a própria carreira como profissional em 1964, atuou também no Botafogo de Ribeirão Preto, antes de se transferir para as equipes da capital.

Time do Palmeiras em 1970. Em pé: Eurico, Neuri, Baldochi, Dé, Nelson Coruja e Dudu. Agachados: Edu, Hector Silva, César Maluco, Ademir da Guia e Pio

Com belas atuações pela equipe do Palestra Itália, o zagueiro participou do elenco que conquistou a Copa do Mundo de 1970 no México, ao lado de jogadores como Pelé, Rivelino, Jairzinho, Carlos Alberto Torres, Gérson, Tostão, entre tantos outros, comandados pelo técnico Zagallo. Baldochi nesta oportunidade foi o representante palmeirense no tricampeonato mundial, com Émerson Leão, que era terceiro goleiro na época.

Time do Palmeiras em 1970. Em pé: Eurico, Neuri, Baldochi, Dé, Nelson Coruja e Dudu. Agachados: Edu, Hector Silva, César Maluco, Ademir da Guia e Pio

Convocado para participar do mundial no México, o reserva de Brito foi chamado devido às atuações que teve no Palmeiras. Contratado para substituir Djalma Dias, defensor que não tinha renovado o contrato com alviverde, atuou em 231 partidas pelo clube paulista, onde jogou ao lado de Ademir da Guia, Dudu e o próprio Leão.

O ex-jogador se transferiu para o Corinthians depois da participação da Copa do Mundo no México em 1970. Baldochi chegou ao Parque São Jorge envolvido em uma troca pelos passes do ponta-direito Paulo Borges e do zagueiro Polaco. Após atuar em 146 partidas pelo clube de Parque São Jorge, se transferiu para o Fortaleza (CE).

As três estrelas
O atacante Zeca Lopes, o goleiro Batatais e Baldochi estão representados nas estrela amarelas
Baldochi é homenageado no distintivo do Batatais em uma das três estrelas inseridas nele. As outras são representadas pelos jogadores Zeca Lopes e pelo goleiro Algisto Lorenzato, o Batatais, que defenderam o selecionado brasileiro na Copa do Mundo, em 1938 realizada na França. O clube do interior paulista representa os jogadores nascidos na cidade e que participaram de alguma Copa do Mundo, por meio das estrelas.

De acordo com o ex-jogador, o início da carreira na equipe paulista representa uma mudança na sua vida. “Este clube representa a minha vida no futebol, pois foi nele que ganhei a primeira oportunidade para atuar como jogador profissional”, afirmou Baldochi, que atuou no clube em 1964, antes de se transferir para o Botafogo.

Ainda sobre esta passagem, o ex-defensor fala da importância deste time para o início da carreira como jogador profissional. ”Foi a minha transição do amador para o profissional, em uma equipe que era muito forte na época”, explicou o tricampeão mundial.

Palmeiras
Campeão de títulos como o bicampeonato da Taça Roberto Gomes Pedroza de 1967 e 1969, além da Taça Brasil também em 1967, e o Troféu Ramon de Carranza em 1969, o ex-jogador palmeirense analisa o atual momento do clube em que se destacou. ”O Felipão (técnico) está trabalhando com aquilo que tinha e vai dar chance para todos. Mas o time mesmo é apenas para a próxima temporada”, opinou.

Corinthians
Sobre as chances de título na Série A do Campeonato Brasileiro deste ano do Corinthians, Baldochi acredita na base deixada pelo técnico Mano Menezes, que assumiu o comando da Seleção Brasileira. “A base ajuda bastante, mas não é como antes, quando as equipes mantinham os mesmos jogadores durante quatro ou cinco anos”, afirmou.

Seleção Brasileira
Com algumas atuações pela Seleção Brasileira e um dos nove representantes palmeirenses em um título de Copa do Mundo, junto com Mazzola, Djalma Santos, Vavá, Zequinha, Leão, Zinho, Mazinho e Marcos, Baldochi fala das convocações que estão sendo feitas por Mano Menezes. “Ele (Mano Menezes) está fazendo este trabalho de chamar todo mundo e dar chance para todos visando o próximo mundial”, concluiu.

3 comentários:

  1. Grande Fantasma da Mogiana,clube que ainda estou em busca da camisa..haha

    enfim,gostei do blog,acho que blog de times menores deveriam ter em maiores quantidade

    bom,no meu blog,eu procuro contar historia de times pequenos,postar escudos e curiosidades

    sigam: escudosumapaixao.blogspot.com

    agradeço

    ResponderExcluir
  2. acho que esta faltando mais comentarios e fotos do jogadores da NOssa PROPRIA CIDADE .....

    ResponderExcluir
  3. os jogos que forem ter aqui em nossa cidade AS MULHERES PODERIAM ENTRAR DE GRAÇA NÉ
    pelo menos mais um incentivo ao ESPORTE .
    ou alguma coisa assim ....
    obrigadoOo

    ResponderExcluir