segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Centenário de nascimento de Zeca Lopes, estrela do Fantasma

No próximo dia 1º de novembro, um dos maiores jogadores da história do Batatais FC completaria 100 anos. José dos Santos Lopes, o Zeca Lopes, é natural de Batatais e até 1936 defendeu o "Batataes Foot Ball Club", sendo um dos principais jogadores do "Quadro de Ouro" que na década de 30 era uma das melhores equipes de todo o interior de São Paulo.


Em 1937, depois de uma curtíssima passagem pelo Comercial de Ribeirão Preto foi contratado pelo Corinthians onde foi campeão paulista de 37, 38, 39 e 41, ano que encerrou a carreira depois de um jogo em uma fazenda de Batatais onde machucou o joelho.

Na Copa do Mundo de 38, Lopes, El Tanque como era conhecido, foi o primeiro jogador da história do Corinthians a defender a Seleção Brasileira em um mundial. Juntamente com outro batataense, o goleiro Algisto Lorenzatto, o Batatais, que jogava no Fluminense e conquistaram o terceiro lugar naquele mundial.

Depois que encerrou a carreira Lopes se dedicou a uma das suas paixões, fazer casas. Com o dinheiro ganho na carreira ele construiu dezenas de casas que eram alugadas a um custo muito baixo às famílias pobres da cidade. Nos anos 60 ele construiu uma série de sobradinhos de dois andares que formaram a Vila Lopes, um dos bairros mais tradicionais da cidade.

Em comemoração ao seu centenário, a família de Zeca Lopes, mandou construir uma escultura, baseada na medalha de bronze que ganhou no mundial de 38 na França para marcar a data.
O monumento à Lopes ficará em frente ao campo de futebol da Vila Lopes e foi feito pelo artista plástico Luiz Xavier dos Santos.

Por: Rogério Moroti

3 comentários:

  1. Parabés a família e todos os envolvidos nesta homenagem tâo merecida ao saudoso Zeca.

    ResponderExcluir
  2. de que clube é essa camisa que o Lopes está usando

    ResponderExcluir
  3. Riachuelo Futebol Clube
    estinto clube amador do bairro de mesmo nome em Batatais

    ResponderExcluir