No próximo dia 1º de novembro, um dos maiores jogadores da história do Batatais FC completaria 100 anos. José dos Santos Lopes, o Zeca Lopes, é natural de Batatais e até 1936 defendeu o "Batataes Foot Ball Club", sendo um dos principais jogadores do "Quadro de Ouro" que na década de 30 era uma das melhores equipes de todo o interior de São Paulo.
Em 1937, depois de uma curtíssima passagem pelo Comercial de Ribeirão Preto foi contratado pelo Corinthians onde foi campeão paulista de 37, 38, 39 e 41, ano que encerrou a carreira depois de um jogo em uma fazenda de Batatais onde machucou o joelho.
Na Copa do Mundo de 38, Lopes, El Tanque como era conhecido, foi o primeiro jogador da história do Corinthians a defender a Seleção Brasileira em um mundial. Juntamente com outro batataense, o goleiro Algisto Lorenzatto, o Batatais, que jogava no Fluminense e conquistaram o terceiro lugar naquele mundial.
Depois que encerrou a carreira Lopes se dedicou a uma das suas paixões, fazer casas. Com o dinheiro ganho na carreira ele construiu dezenas de casas que eram alugadas a um custo muito baixo às famílias pobres da cidade. Nos anos 60 ele construiu uma série de sobradinhos de dois andares que formaram a Vila Lopes, um dos bairros mais tradicionais da cidade.
O monumento à Lopes ficará em frente ao campo de futebol da Vila Lopes e foi feito pelo artista plástico Luiz Xavier dos Santos.
Parabés a família e todos os envolvidos nesta homenagem tâo merecida ao saudoso Zeca.
ResponderExcluirde que clube é essa camisa que o Lopes está usando
ResponderExcluirRiachuelo Futebol Clube
ResponderExcluirestinto clube amador do bairro de mesmo nome em Batatais